Opinião - Revista Super Interessante - Encontraram mesmo a cura da aids?
22/08/2013 08:39
Provavelmente uma capa de revista não tenha me impressionado tanto como a Edição 321 Agosto/2013 da Revista Super Interessante, na qual há um título com letras "garrafais" dizendo: "Enfim, a cura da aids". Assim que a vi, tive necessidade iminente de ler.
Há cinco anos faço parte do Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas (Neaids). Hoje, como enfermeira, posso entender quanto o HIV e a aids modificam a vida das pessoas. Aspectos físicos, sociais, psicológicos e emocionais são afetados.
No convívio em grupos de autoajuda ou em consultas de enfermagem com pessoas com HIV, percebo que a frase "cura da aids" remete a muitas agitações internas.
As pesquisas citadas na revista ainda estão em fases iniciais e não está disponível no mercado ou nas redes de saúde pública a cura para a infecção pelo vírus. Entretanto, não se pode desanimar, pois muito já se avançou.
Considero que a revista tenha utilizado esse "grito de liberdade" para fins de mercado. Apesar do sensacionalismo ao utilizar a palavra cura, que infelizmente ainda não está ao alcance, vamos torcer para que a ciência continue caminhando a passos largos em prol desse achado.
Nathália Lima Pedrosa
Membro Neaids