Zidovudina

30/12/2014 11:04

Zidovudina, ou AZT, é atualmente o medicamento de 1ª linha para o tratamento da infecção por HIV em pacientes com contagem de CD4 inferiores a 500/mm3. O seu uso associa-se ao aumento da sobrevida, à diminuição das infecções oportunistas, ao ganho ponderal, à melhora das condições funcionais e à melhora imunológica nas pessoas com AIDS e complexos relacionados. 

 

Zidovudina é contraindicada nos casos de hipersensibilidade ao fármaco, com risco de vida. Além disso, não deve ser administrada a pacientes com baixa contagem de neutrófilos (menos que 0,75 x 109/litro), ou níveis anormais de hemoglobina (menos de 7,5 g/dL).

 

Seus efeitos adversos incluem a anemia e a neutropenia, mais comuns em pacientes em eságios mais avançados da doença.

 

Atenção para interações medicamentosas como paracetamol, ácido acetilsalicílico, Benzodiazepínicos, cimetidina, indometacina, morfina, Sulfamidas (aumenta mielotoxicidade), aciclovir (aumenta neurotoxicidade), entre outras drogas.

 

A medicação é distribuída gratuitamente nas farmácias dos ambulatórios que atendem essa clientela. Não é possível adquirir esse produto comprando em farmácias comuns. 

 

 

Fonte: https://www.medicinanet.com.br/bula/5556/zidovudina.htm

Voltar

Contato

Neaids
Rua Alexandre Baraúna, 1115 - Rodolfo Teófilo, CEP 60430-160 - Fortaleza - Ceará

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode